Este artigo é sobre Tipos de Keywords em SEO. Como se integram na tua estratégia de marketing digital? Sabias que com as keywords certas vais conseguir ter melhores resultados? E isto significa que vais ter mais sucesso – quer queiras vender um produto, um serviço, ou simplesmente dar a conhecer uma iniciativa.

Quando falamos de Marketing Digital e SEO, falamos de optimização de conteúdos. E quando falamos de optimização de conteúdos temos, obrigatoriamente, de falar de Keywords e de tipos de keywords.

No Marketing Digital existe algo a que chamamos Keywords (Palavras-chave, em Português). E existem basicamente dois tipos de keywords. Estas keywords têm características diferentes – embora um objectivo comum: que a nossa audiência nos encontre.

Mas as Keywords são assim tão importantes na Internet?

Sem dúvida! É que são estes dois tipos de keywords que utilizamos no nosso conteúdo que dizem ao Google qual é o tema do nosso texto, vídeo e imagem. E é através das keywords que a nossa audiência nos vai conseguir encontrar. Na verdade, as palavras-chave são tão importantes no Search Engine Optimization, que sem elas o SEO não existe. Tudo na internet gira em torno do acesso a conteúdos. E sem palavras-chave não conseguimos encontrá-lo.

É por este motivo que no Lifestyle Empresarial decidimos criar um segundo vídeo sobre #keywords. Porque a ideia é complementar o que já tínhamos partilhado convosco no vídeo anterior. Ali falámo-vos do que são palavras-chave no contexto de SEO. E da sua importância e de como o Algoritmo as usa nas pesquisas. Podes ler mais sobre o Algoritmo neste artigo ou ver o vídeo O QUE É Marketing Digital e POR ONDE COMEÇAR?

Qual a importância das keywords no Marketing Digital?

Eu diria que as Keywords são absolutamente fundamentais quando falamos de Marketing Digital. Especialmente se estivermos a falar de tráfego orgânico – aquele que vem naturalmente com o tempo, sem termos que pagar. Isto é – o contrário de publicidade paga.

Mas elas também são muito importantes na publicidade paga.

Basicamente, é através das keywords que o Google extrai dos nossos conteúdos que ele vai determinar em que lugar apareceremos numa pesquisa. Por exemplo, se uma pessoa pesquisar por pastéis de nata, o Google vai mostrar-lhe conteúdos que contenham esta palavra-chave. “Pastéis de Nata” é, neste caso, a keyword.

Eu explico mais sobre o que são e a importância das keywords neste artigo.

Então mas existem várias keywords?

Sim. Naturalmente, existem tantas keywords como pesquisas no Google (ou em qualquer outro motor de busca). Provavelmente mais, já que uma só pesquisa pode conter várias keywords na mesma frase.

Como é que eu sei quais as keywords a usar no meu conteúdo?

Devemos tentar descobrir quais são as palavras-chave que a nossa audiência utiliza regularmente – ou esporadicamente.

Como assim? Como já tinha explicado aqui, o nosso público-alvo (audiência) refere-se ao nosso produto ou serviço de determinadas formas. Eles têm palavras que associam com aquilo que fazemos. E têm ainda palavras que utilizam e que estão relacionadas com os serviços que prestamos ou produtos que vendemos. Por exemplo, se eu vender sandes mistas, a minha audiência pode usar expressões como:

  • sandes mista
  • pão com queijo e fiambre
  • fome a meio da manhã
  • lanche da manhã

As duas primeiras keywords referem-se especificamente ao meu produto. Isto é, são palavras usadas para descrever aquilo que eu tenho para oferecer ao meu cliente. As outras duas são keywords relacionadas com o que a minha audiência sente antes de comprar o meu produto. Faz sentido?

Então quais são as Keywords certas para mim?

Ainda que não seja possível conhecermos todas as keywords (até porque elas vão ser diferentes para cada negócio ou projecto), é possível sabermos diferenciar entre tipos de keywords. E assim é mais fácil entendermos quando e como as utilizar.

Existem basicamente dois tipos distintos de palavras-chave em SEO (a base do marketing digital):

  • Keywords Simples
  • Keywords de Cauda Longa (ou compostas)

Tipo de Keywords Simples

As keywords simples são aquelas que basicamente expressam apenas um conceito. Como por exemplo “sandes mista”. Neste caso, ela representa qualquer sandes mista. Pode ser uma sandes mista com ou sem manteiga. Pode ser com fiambre de porco ou de frango. Pode ser com queijo normal, magro ou de tofu. Pode ser pão de trigo, broa de milho, ou glúten-free. A probabilidade é que seja uma sandes mista normal. Caso contrário a pessoa teria especificado. Ou seja, as keywords simples são pouco específicas. Elas determinam o conjunto de coisas sobre as quais vamos agir. Outra keyword simples poderia ser, por exemplo, “dentes” (se fosse um gabinete de medicina dentária, por exemplo).

Tipo de Keywords de Cauda Longa

Este tipo de keywords – de cauda longa – podem conter mais do que um conceito e são sempre mais específicas. Por exemplo “sandes mista glúten-free com fiambre de perú e manteiga vegetal”. Perceberam o que eu fiz aqui? Ao especificar que tipo de sandes mista é que eu vendo, eu estou a aumentar grandemente as hipóteses de a minha audiência de intolerantes ao glúten me encontrem. Em vez de todas as pessoas que procuram sandes mistas me encontrarem. Porque se as minhas sandes mistas são normais, então eu estou a concorrer com todos os estabelecimentos à minha volta. Mas se o meu produto se diferencia – porque eu tenho um NICHO de Mercado para o qual trabalho, então eu vou certamente ter mais sucesso. Porque eu tenho algo que o meu público só encontra aqui, comigo. Eu estou a criar valor para esta audiência, e estou a comunicar isso claramente.

Vamos ver o exemplo do dentista. Imaginemos que temos um gabinete de medicina dentária que se especializa em higiene oral de crianças. (Peço desde já desculpa a todos os dentistas por qualquer termo incorrecto que eu possa utilizar). Eles podem fazer conteúdo onde só falam de “dentes”. O problema aqui é que TODAS as pessoas que estão à procura de temas relacionados com dentes podem, potencialmente encontrar o nosso conteúdo.

Mas, isso é mau? Mais pessoas encontrarem o nosso conteúdo?

Sim e não. Claro que nós queremos chegar ao máximo possível de pessoas, e é por isso que utilizamos Keywords Simples. Mas se todo o nosso conteúdo for baseado em keywords simples, como é que os papás e mamãs nos vão conseguir encontrar quando as crianças estiverem com dor de dentes?

É por este motivo que devemos utilizar os dois tipos de keywords. Quando usamos as keywords compostas, estamos a especificar o nosso produto ou serviço. Um exemplo seria “quando os dentes de leite começam a abanar, o que fazer?” ou “dentinhos de leite escuros e com manchas”. Estamos a direccionar o nosso conteúdo (e, consequentemente, os nossos serviços ou produtos) para as pessoas que já sabem que têm um problema e para o qual procuram uma solução. E a solução sou eu – os meus produtos ou serviços.

Além disto, devemos ainda considerar que as palavras-chave não são apenas inclusivas, mas exclusivas. Este é um factor fundamental quando trabalhamos com publicidade paga. Por exemplo, quando decidimos fazer uma campanha no GoogleAds, ou no Facebook Ads.

As campanhas pagas de marketing digital estão, naturalmente, condicionadas ao orçamento que temos disponível. E independentemente do tamanho desse orçamento, todas as empresas esperam gastar o menos possível.

Se considerarmos por exemplo uma campanha no GoogleAds, verificamos que o orçamento disponível é aquilo que determina a quantas pessoas e durante quanto tempo os nossos anúncios vão ser mostrados. Por cada clique no nosso anúncio, é descontado um valor X. Chama-se a isto Pay Per Click (PPC). E o custo de cada clique – Cost Per Click ou CPC -varia em função da palavra-chave utilizada.

Para garantir que uma campanha paga é um investimento – e não apenas um custo – temos que garantir que o nosso anúncio chega às pessoas certas. As keywords correctas vão ajudar-nos a definir quem é a nossa audiência, e quem não faz parte dela. Assim, minimizamos cliques de pessoas que, embora clicássem nos nossos anúncios, poderiam efectivamente não estar interessadas. Para isto é necessário utilizar os dois tipos de keywords.

Podem ver aqui um pequeno vídeo sobre este tema!

Tipos de Keywords – tudo sobre palavra-chave no marketing digital e SEO
Partilha este conteúdo